Quando falamos em varizes, é muito comum vir a nossa mente a ideia de pessoas mais velhas ou idosos.
No entanto, numa incidência bem menor, esta doença pode afetar também os jovens de ambos os sexos.
A faixa etária mais comum para o surgimentos das varizes são dos 20 aos 50 anos e afeta mais as mulheres do que os homens.
As varizes apresentam casos muitos raros em crianças, mas vários casos na adolescência.
Quando as varizes surgem na adolescência é preciso cuidado redobrado, pois além da possibilidade de evoluir para um estágio mais sério, costuma afetar bastante a autoestima dos jovens.
Por que surgem varizes nos jovens?
Uma das principais causas das varizes é a carga genética. Se os pais desenvolvem as varizes, as chances de uma menina apresentar os primeiros “vasinhos” após a primeira menstruação é bastante provável.
Outro fator é que os jovens estão usando anticoncepcional cada vez mais cedo. O uso precoce dos anticoncepcionais podem potencializar o surgimento de pequenas varizes pois eles contém progesterona, estrógeno e uma alta dose de hormônios que podem prejudicar o sistema circulatório.
Se o histórico familiar é propenso ao desenvolvimento das varizes o ideal é partir para a prevenção, pois além do fator estético, que incomoda muito (principalmente as meninas), ainda tem a probabilidade que a doença se agrave trazendo complicações mais serias.
Quais os sintomas das varizes nos jovens?
Os sintomas são os mesmos: dores (principalmente nas pernas), manchas na pele, inchaço, formigamento, surgimento dos conhecidos “vasinhos” entre outros.
Como prevenir as varizes nos jovens?
O creme varizero certamente pode ajudar nisso, porém também é muito importante que os jovens sejam alertados sobre os fatores que podem desenvolver as varizes e evitá-los.
As prevenções básicas são:
- Evitar o uso de bebida alcoólica e cigarro.
- Não usar roupas muito apertadas que dificultam a circulação do sangue, principalmente nas coxas para não interromper o retorno do sangue venoso.
- Evitar o uso de calçados com saltos altos. Usar de preferência saltos de 4cm de altura e uma base boa e segura.
- Praticar atividades físicas regulares.
- Manter uma alimentação saudável e equilibrada.
- Manter-se no peso ideal para não sobrecarregar o sistema.
Como tratar as varizes nos jovens?
Os tratamentos são muitos. Existem métodos cada vez menos invasivos tornando o tratamentos dos “vasinhos” mais simples.
As aplicações de injeções esclerosantes são os mais comuns.
A aplicação de laser também é bastante utilizada e para alegria de quem precisa uma empresa no Brasil está sendo a pioneira no tratamento com micro espuma.
Todos estes procedimentos devem ser realizados em consultórios com profissionais especializados.