Porque parar de fumar é tão difícil

Símbolo de status nos anos 70 e 80… de lá para cá, no entanto, o cigarro passou de mocinho à vilão. Pessoas que viveram nessas décadas cresceram ouvindo jargões de quem fuma tal cigarro sabe o que quer…o outro leva mais longe…um outro era de quem tinha personalidade, coisas do tipo que hoje, literalmente, foram reduzidas às cinzas.

Cigarro mata e causa câncer.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo, isso além de ser um risco para o desenvolvimento de várias outras doenças, como: infecções respiratórias, tuberculose, úlcera gastrointestinal, dentre outras, por isso, várias pessoas estão recorrendo a tratamentos como o Stop45D que é um suplemento para parar de fumar e acabando logo com esse vicio.

Hoje em dia, todo mundo já sabe, até mesmo os fumantes, que o tabagismo pode trazer graves prejuízos à saúde. Mas então, por que, afinal  tantas pessoas ainda fumam?

Vale lembrar que o tabaco contém a nicotina, que é uma droga lícita capaz de provocar dependência química ou física, como tantas outras drogas. Mas, não é só isso, outros aspectos também precisam ser considerados nessa relação de dependência que o fumante passa a ter com o cigarro.

Aspectos a considerar

Sem dúvida, o aspecto comportamental é um deles, talvez até o principal, já que o hábito de fumar acaba promovendo associações entre determinadas situações e o cigarro, como após as refeições, durante o consumo de bebidas alcoólicas ou após o “cafezinho”.

Os aspectos psicológicos do tabagismo também não devem ser ignorados. Dizem muito respeito a aqueles jargões acima mencionados, revelando a função que o cigarro possui para cada fumante. Muitas pessoas começam a fumar ou intensificam seu consumo ao se depararem com situações difíceis, utilizando o cigarro como fuga ou artifício para dar conta de algum tipo de sofrimento, por exemplo, diante de uma separação, de um luto, como suporte em momentos de estresse ou mesmo para lidar com a solidão.

Já, quanto aos aspectos químicos, comportamentais e psicológicos, é mais fácil  entender porque é tão difícil parar de fumar. Dependendo da função que o tabagismo apresenta para cada pessoa pode ser extremamente difícil decidir abandonar esse hábito.

Tratamentos

Certamente, tratar o vício do cigarro não é nada simples, tanto que muita gente quer ou precisa parar de fumar e não consegue.

Mas, algumas pessoas utilizam como estratégia, e têm sucesso, reduzindo o número de cigarros consumidos por dia, ou mesmo, adiando o primeiro cigarro, até conseguir, finalmente, abrir mão totalmente deles.

O importante é, caso o tabagista não conseguir, ou não querer fazer isso sozinho, procurar ajuda especializada.

This entry was posted in Bem Estar. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *