Nexus Word Wars

Nexus Word Wars é um mapa customizado criado pelo brasileiro Rodrigo Alves. E não, não digitamos errado, não é Nexus World Wars (Guerra dos Mundos), é Nexus Word Wars mesmo (Guerra das Palavras). Por quê? Veja na descrição, nas palavras do próprio Rodrigo:

“O objetivo do Nexus Word Wars e derrotar o Nexus da base inimiga. Para alcançar este objetivo você pode mandar guerreiros atacar, proteger sua base com Canhões de Fótons, e muito mais. Alem disso, as duas bases são constantemente atacadas pelo computador, dando mais pressão a ambos os times. O que faz este mapa diferente de todos os outros é o fato de que todas as unidades possuem palavras no topo da cabeça, e quando o jogador digita esta palavra, um tiro de sniper mata a unidade. A dificuldade das palavras varia de acordo com a unidade. Um Zergnídeo pode ser facilmente assassinado por uma curta palavra de 3 letras. Porem, um Mammuthus possui palavras muito mais complicadas de escrever. Isso é só o começo: Protoss não possuem palavras flutuando sobre a cabeça, mas equações matemáticas que precisam ser resolvidas para que a unidade morra. Para destruir uma Transportadora, o jogador precisa pensar rápido e fazer de cabeça contas como (76-38), o que parece fácil, mas se torna muito difícil durante a pressão do jogo.

O time que demonstrar melhor trabalho de equipe na digitação tem mais chances de sobreviver.

Para completar, o jogo armazena o número de vitórias e derrotas de cada jogador e disponibiliza um Ranking online no canto da tela na qual mostra os três melhores jogadores que já jogaram. Como dizem os comentários em vários forums da internet, Nexus Word Wars é o mapa mais viciante que tem, e por isso se tornou rapidamente o mapa mais jogado na Battle.net US. Se você acha que joga bem Starcraft e é rápido na digitação, esse e um mapa que você não pode deixar de jogar.”

Não se convenceu? Então saiba que o mapa foi o mais jogado no Battle.net US esta semana (8.000 jogos/hora!!!) Ele já foi publicado na Battle.net EU e agora também na LA.

Nexus Word Wars

Nexus Word Wars

Chega de LER, e vamos VER. Segue o trailer oficial do mapa:

httpv://www.youtube.com/watch?v=NA2iRJFvKmk

Como vocês podem ver, o jogo é realmente muito bem pensado, e o melhor, muito divertido!
Como podem ter notado também, as palavras estão em inglês. E sabem o mais legal? Se o mapa ficar popular também na LA, o Rodrigo pretende portar ele pro português. Inclusive, deixou aberto a qualquer um que gostaria de gastar seu tempo traduzindo as 5.000 palavras, com direito a publicar o nome do benfeitor nos créditos do mapa!
Pra quem ainda não se convenceu, seguem alguns comentários sobre o mapa, de fontes muito bem conceituadas:

Curtiu? Então junte-se a nós e vamos ver quem digita e calcula mais rápido!

Post atualizado…

E parece que a Blizzard aprontou uma… Nem bem divulgamos este ótimo mapa customizado, a Blizzard o BANIU da Battle.net. Por que? Por causa de supostas palavras ofensivas, como por exemplo citado pela Blizzard, “dyke”. Além de dique, represa, Dyke significa também lésbica. Mas penso eu, e daí? Qual a ofensa de uma palavra que significa fêmea homossexual? É como banir veado aqui no Brasil por significar, além do animalzinho, um macho homossexual.

Olhando de outra perspectiva, então se este tipo de palavra é ofensiva, por que não simplesmente contatar o autor e pedir para que as remova?

Quem sabe até fornecer seu banco de dados de palavras proibidas (aquelas substituídas por #$% nos chats e fóruns do Battle.net (curiosidade: Dyke, a palavra em questão, não é censurada nos fóruns).

Depois de 6 páginas de comentários e reclamações nos fóruns US, um moderador da Blizzard se manifestou, como segue:

“Ola Rodrigo, obrigado por postar. Nós estamos na verdade no processo de investigação desse banimento; parece que você também contatou nosso departamento de suporte, que é realmente o correto a se fazer. Alguém vai entrar em contato com você em breve sobre o assunto.

Eu quero, entretanto, deixar claro que as reclamações que recebemos sobre as palavras foram muitas, e claramente ofensivas na maioria dos casos. A palavra citada no exemplo (dyke) era a menos ofensiva. De qualquer forma, por favor, aguarde o contato do nosso suporte, e eles trabalharão com você nas mudanças necessárias para republicar seu mapa.

Post atualizado…

Após muita conversa com a Blizzard e horas madrugada a dentro compilando um novo dicionário, o Nexus Word Wars finalmente está de volta ao Battle.net!

Inclusive, o Machinima.com fez um ótimo vídeo de demonstração do mapa:

httpv://www.youtube.com/watch?v=79pE6xF0r2o

Agora, vamos nos divertir jogando o NWW, e ajudá-lo a retomar sua imensa popularidade? Nos vemos por lá!