Como evitar as varizes

Para quem não sabe, as varizes nada mais são do que veias dilatadas e deformadas que aparecem sub a pele. Elas ocorrem quando, por um motivo, o sangue que chega as pernas não consegue retornar ao coração, causando o inchaço do caso.

O fato é que as varizes incomodam muito, primeiramente por uma questão estética, visto que possuem uma coloração avermelhada ou azulada, dependendo se são recentes ou mais avançadas.

Isso sem falar que, em algumas pessoas, elas são saltadas, deixando as pernas com uma aparência bastante desagradável.

O outro ponto é que as varizes possuem sintomas que são bastante desagradáveis, tais como inchaço no local, dor e desconforto.

De uma forma geral, as mulheres são as mais afetadas pelo problema, especialmente a partir dos 30 anos de idade.

Uma parta da explicação para isso está nos hormônios femininos, que fazem os vasos dilatarem e ficarem mais fracos. Com isso, eles têm maior dificuldade em bombar o sangue de volta para o coração, o que favorece o surgimento de varizes.

Então, se você já notou as primeiras varizes surgindo e quer saber como evitá-las, veja algumas dicas a seguir:

  • Evite passar muito tempo na mesma posição

Ficar muito tempo sentado ou em pé leva a um aumento na pressão da gravidade nos vasos das pernas, que terão uma maior dificuldade de bombear o sangue dos membros inferiores.

Assim a cada uma ou duas horas em uma determinada posição, a recomendação é caminhar um pouquinho para estimular a circulação.

  • Sapatos confortáveis

Quando se usa um sapato desconfortável, com salto muito alto, bico muito fino, forma muito achatada, tamanho errado e etc., existe uma maior tendência de pisar do jeito errado. A consequência é um prejuízo para a circulação de sangue!

  • Varigold

Se nunca ouviu falar, precisa conhecer, Varigold hoje em dia é o creme número 1 para combater as estrias.

Utilize, massageando as pernas com o creme 1 a vezes por dia.

  • Pratique atividades físicas

Sem dúvidas, as atividades físicas são ótimas formas de evitar as estrias, visto que estimulam a circulação. Mais do que isso, também contribuem para o fortalecimento da musculatura.

Dessa forma, o sangue que chega até as pernas para irrigá-las encontra maior facilidade para voltar ao coração, sem se acumular nesses membros.

  • As meias de compressão

O uso das meias de compressão pode ajudar na diminuição da pressão da gravidade que ocorre sobre os vasos sanguíneos os membros inferiores. Assim como a musculatura, isso facilita o bombeamento do sangue novamente para o coração e aumenta a circulação nos vasos.

Mesmo assim, é fundamental consultar um médico para utilizá-las, visto que existem tipos e tamanhos diferentes, indicados para cada caso.

  • Controle do peso

Depois de fazer a irrigação das pernas, o sangue volta para o coração e, nesse trajeto, passa pelo abdômen. Se há excesso de gordura, a pressão nos vasos aumenta ainda mais, dificultando o processo.

This entry was posted in Bem Estar. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *